ANPPOM – Anais 2011

A narrativa musical no terceiro movimento da Sonata para flauta, viola e harpa de Claude Debussy.

Menan Medeiros Duwe
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – menan.md@gmail.com
Acácio Tadeu de Camargo Piedade
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – acaciopiedade@gmail.com

Resumo: Nesta comunicação apresentamos uma análise do terceiro movimento da Sonata para flauta, viola e harpa de Claude Debussy, intitulado Final. Procuraremos esclarecer a narrativa musical ali presente, mostrando os materiais temáticos que se desenvolvem partindo do conflito e chegando à conciliação e ao equilíbrio. Algumas técnicas de montagem e transição de imagens do cinema mudo serão adaptadas e usadas como ferramenta para interpretar a articulação desses elementos.

Palavras-Chave: Debussy, Sonata, Análise Musical, Forma, Cinema

Duwe e Piedade – A narrativa musical no terceiro movimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s